A semana na Amazon Prime está boa, selecionei os melhores filmes que acabam de entrar no catálogo. Prepare a pipoca tradicional e boa sessão!
A Vida é Bela (La Vita è Bella – 1997)
A forma criativa como o quixotesco pai lida com a situação mais terrível e consegue rapidamente se adaptar às circunstâncias é inspiradora. A trama torna a fábula crível ao mostrar este traço da personalidade dele já fervilhante no cortejo à mulher amada, um desafio relevante que ele supera sem sinal de desânimo. Quando ele vê a pilha de corpos e compreende que está nas mãos de monstros doentios, o seu psicológico rapidamente transmuta o medo natural em instrumento de revide tão caótico (e, por conseguinte, incontrolável) quanto a força opressora. Ele protege seu filho ao ludicamente resgatar em si mesmo a doce essência infantil.
Leia a minha crítica completa aqui.
O Paciente Inglês (The English Patient – 1996)
No final da Segunda Guerra Mundial, um desconhecido (Ralph Fiennes) que teve queimaduras generalizadas quando seu avião foi abatido e é conhecido apenas como o paciente inglês acaba recebendo os cuidados de uma enfermeira canadense (Juliette Binoche). Gradativamente ele começa a narrar o grande envolvimento que teve com a mulher (Kristin Scott Thomas) do seu melhor amigo (Colin Firth) e de como este amor foi fortemente correspondido. Mas da mesma forma que determinadas lembranças lhe surgem na mente, outros detalhes parecem não vir a lembrança, como se ele quisesse que tais fatos continuassem enterrados e esquecidos.
O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon – 2007)
Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.
Trumbo: Lista Negra (Trumbo – 2015)
O filme conta a história do roteirista Dalton Trumbo, renomado escritor norte-americano que pertencia ao grupo Hollywood Ten, formado por profissionais de Hollywood que se recusaram a responder perguntas do governo dos EUA. Em 1940, os EUA instauraram comissões para descobrir se comunistas estavam infiltrados no país – uma das áreas suspeitas era a indústria cinematográfica, da qual Trumbo era expoente. Pela recusa, o escritor foi preso.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
O cinema já presenteou o público com muitos filmes magníficos no tema, um dos mais…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…