No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
A Cilada (Otoshiana – 1962)
Um homem (Hisashi Igawa) vagueia por uma cidade aparentemente deserta com seu filho (Kazuo Miyahara) em busca de trabalho. Mas depois de um pouco de azar, ele se junta à população de almas perdidas da cidade.
O saudoso diretor Hiroshi Teshigahara, um dos artistas mais criativos da Nova Onda japonesa, costuma ser lembrado pelos cinéfilos dedicados por excelentes obras como “A Mulher da Areia” (1964) e “A Face do Outro” (1966), mas escolhi resgatar hoje esta pérola que apresentou seu trabalho ao mundo, marcando o início de sua parceria com o autor/roteirista Kobo Abe.
O toque especial que engrandece a trama é a opção de inserir elementos do kwaidan (história de fantasmas), garantindo uma perene aura onírica que contrasta com o cenário intensamente realista, opressivo e cruel. Você consegue perceber a origem de Teshigahara na pintura, influenciado pelo surrealismo, na forma como ele estabelece imagens e alusões evocativas puramente ilógicas.
O experimentalismo em suas obras é utilizado como provocação, o público é convidado ao final a questionar aquela realidade terrível, desafiando o conformismo.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
O cinema já presenteou o público com muitos filmes magníficos no tema, um dos mais…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…