No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Grampo Ornamental (Kanzashi – 1941)
Emi Ota (Kinuyo Tanaka) e sua amiga Okiku (Hiroko Kawasaki) ficam brevemente em uma pousada nas montanhas e depois voltam para Tóquio. Mais tarde, Nanmura (Chishū Ryū), um soldado em licença, pisa em um grampo ornamental no banho público na pousada. Emi escreve para a pousada dizendo que ela perdeu o grampo e, quando ela descobre que ele feriu o estranho, retorna para se desculpar. O jovem declara que há algo quase poético em encontrar um grampo no banho.
Hiroshi Shimizu foi um grande diretor japonês, admirado por mestres como Ozu e Mizoguchi, mas infelizmente é muito pouco lembrado hoje em dia, até mesmo pelos cinéfilos mais dedicados. Graças à internet, pude ter contato com suas obras, tesouros como “Sr. Obrigado” (1936) e “Crianças da Colmeia” (1948). E, garanto, você vai querer conhecer toda a filmografia deste gênio esquecido.
Considero o singelo, caloroso e bem-humorado “Grampo Ornamental” a introdução perfeita ao seu estilo, adaptando um conto de Masuji Ibuse, autor do forte “Kuroi Ame” que, por sua vez, virou filme, “Black Rain – A Coragem de Uma Raça”, comandado por Shōhei Imamura em 1989.
É uma discreta história de amor, estruturada de forma episódica, com personagens que reforçam o tom alegórico da mensagem que se mostra mais forte em revisões, tipos inseridos em um ambiente que representa o microcosmo do Japão da época, que se reconstruía financeiramente às vésperas de uma guerra.
O desfecho realista, coerentemente se esquivando do olhar otimista que Shimizu costuma entregar, reflete diretamente o abismo que se apresentava no horizonte daquele povo.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…