No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
La Totale! (1991)
O filme conta a história de François Voisin (Thierry Lhermitte), um funcionário público que leva uma vida dupla como agente secreto de alta patente. Enquanto sua família acredita que ele tem uma rotina monótona, François está envolvido em missões perigosas e usa equipamentos de vigilância de última geração. A trama se complica quando ele descobre que sua entediada esposa, Hélène (Miou-Miou), está tendo um caso com um homem que ela acredita ser um agente secreto.
A carreira do roteirista/diretor francês Claude Zidi é marcada por filmes muito simpáticos, comédias populares acima da média, como “A Asa ou Coxa” (1976), divertido veículo para o carisma do saudoso Louis de Funès, e o excelente “Golpe de Tiras” (1984), com Philippe Noiret e Thierry Lhermitte, mas escolhi resgatar hoje aquela que considero a melhor introdução para o seu estilo, “La Totale!”, pérola que foi refilmada por James Cameron em 1994 e recebeu atenção mundial, “True Lies”, com Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis.
O original, mais inteligente, afiado nos diálogos e menos focado na ação, só perde em comparação na famosa sequência em que a esposa tímida tenta se fazer passar por uma femme fatale em uma missão fajuta. Lhermitte, por sua vez, não precisa se esforçar para transmitir credibilidade em sua jornada, o público consegue acreditar que sua esposa desconhecia totalmente o seu real trabalho, um ponto fundamental no conceito cômico que é desprezado na versão caríssima americana.
Trilha sonora composta por Vladimir Cosma:
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…