Stan Laurel e Oliver Hardy trabalhavam na companhia de Hal Roach, apareciam juntos em alguns curtas, mas não começaram como “dupla”, como outros comediantes do mesmo período que hoje poucos lembram, eles não tinham experiência no Vaudeville, mas o carisma dos dois juntos em cena encantou o público da época. O diretor Leo McCarey foi um dos primeiros a perceber esta química encantadora, logo, fez de tudo para unir os atores e satisfazer o desejo popular.

Como um apaixonado por “O Gordo e o Magro”, eu enxergo nos curtas silenciosos da dupla tentativas simpáticas de estabelecer o molde que seria melhor trabalhado nos filmes sonoros. A nova tecnologia que amedrontava toda a indústria, inclusive os dois rapazes, serviu para agregar à pantomima o senso de camaradagem que era explorado nos diálogos.

O recurso que limitou outros comediantes físicos, refinou ainda mais a arte da dupla, já que suas vozes combinavam hilariantemente com a personalidade que eles haviam cristalizado nas telas.

  • LEIA MAIS TEXTOS EM QUE ABORDO A CARREIRA DA DUPLA CLICANDO AQUI, AQUI E AQUI.

devotudoaocinema.com.br - 6 excelentes curtas da dupla STAN LAUREL e OLIVER HARDY

Em meados dos anos 1930, em pleno período de Grande Depressão, o público reclamava que pagava um valor alto para ver curtas, por conseguinte, Roach foi forçado a apostar em filmes longos, sessões duplas. Laurel e Hardy, muito a contragosto, abandonaram os curtas e dedicaram especial atenção aos longas, formato em que não se sentiam plenamente confortáveis.

É triste, mas boa parte da nova geração não entrou em contato com “O Gordo e o Magro”, as crianças e jovens de hoje consideram algo ultrapassado. Pensando nisto, eu selecionei 6 excelentes curtas da dupla, levando em consideração o árduo teste do tempo em revisão.

Prepare a pipoca e boa sessão!

BLOTTO (1930)

Laurel e Hardy tentam escapar da Lei Seca para uma noite no clube, mas a esposa de Stan descobre o plano, troca o uísque deles por chá apimentado.

NIGHT OWLS (1930)

Stan e Ollie são contratados por um criminoso para roubar uma casa, mas a dupla desajeitada acaba atrapalhando o plano, fazendo com que o verdadeiro bandido seja pego e eles escapem ilesos.

BEAU HUNKS (1931)

Oliver Hardy é rejeitado pela sua noiva, “Jeanie-Weenie”, e, para esquecê-la, decide juntar-se à Legião Estrangeira Francesa, levando Stan Laurel consigo.

THEM THAR HILLS (1934)

Stan e Ollie vão para as montanhas para Ollie se recuperar da gota, mas acabam bebendo vinho ilegal (“moonshine”) que contrabandistas jogaram em um poço, confundindo-o com água “saudável” com ferro.

BELOW ZERO (1930)

Durante um rigoroso inverno, Laurel e Hardy são músicos de rua que não estão se dando bem: tocam duas horas em frente a um prédio sem que ninguém lhes dê dinheiro até que percebem que era um instituto de surdos-mudos.

LAUGHING GRAVY (1930)

Stan e Ollie tentando esconder seu cachorro, o homônimo “Laughing Gravy” (Gíria para bebida alcoólica na Lei Seca), de seu severo senhorio em uma noite de inverno gelada, resultando em uma perseguição caótica.

devotudoaocinema.com.br - 6 excelentes curtas da dupla STAN LAUREL e OLIVER HARDY



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui