MacGyver – Profissão: Perigo (MacGyver – 1985 a 1992)
MacGyver (Richard Dean Anderson) é um agente secreto diferente. Quieto e bem educado, ele se recusa a levar uma arma em suas missões. Conhecedor da ciência, ele consegue usar qualquer material ao seu redor para criar uma solução – quase sempre pouco ortodoxa – para os problemas que enfrenta.
Poucas coisas me transportam imediatamente à minha infância nos anos 80 como esta série, especialmente o episódio “The Golden Triangle”, o segundo da primeira temporada, com o clima daqueles filmes do Chuck Norris, mostrando o herói se aventurando na selva de Burma e, aos moldes de “Os Sete Samurais”, ensinando o povo humilde do vilarejo a se defender dos opressores.
Na época em que a Rede Globo exibia aos domingos uma seleção de séries norte-americanas durante a manhã e a tarde, eu colava o rosto na telinha, com um copo de refrigerante numa mão e, na outra, o boneco horroroso do personagem lançado pela Glasslite. E, claro, não consigo imaginar MacGyver sem a voz de Garcia Júnior, na impecável versão brasileira capitaneada pelo estúdio Herbert Richers.
É até constrangedora a tentativa recente de refilmagem, que falha em captar a essência do conceito criado por Lee David Zlotoff, ignorando o segredo do sucesso, a combinação do carisma e precioso timing cômico de Richard Dean Anderson com a preocupação no roteiro de dar destaque à engenhosidade improvisada dos MacGyverismos (sim, virou verbo oficial), o novo produto é basicamente um genérico policial apressado com um título de efeito comercialmente testado e aprovado.
O clássico, principalmente nos episódios iniciais da primeira temporada, parecia filme, as tramas eram intensas, movimentadas, várias locações, o mote era a ação, algo que foi se perdendo nos anos seguintes.
Revendo para a preparação deste texto, constatei que a magia de episódios maravilhosos como “The Gauntlet”, “The Prodigal” e “Thief of Budapest” segue muito eficiente, enquanto boa parte do que foi produzido após a terceira temporada, apesar de teoricamente mais refinado, carece de paixão, o próprio Anderson aparenta cansaço.
O episódio piloto é impressionante quando comparado à similares do período, a fotografia ficou sob responsabilidade de Tak Fujimoto, que viria a trabalhar em “O Silêncio dos Inocentes”, “Filadélfia” e “O Sexto Sentido”, uma assinatura visual elegante, sombria nos momentos certos, dando mais peso às situações de perigo.
Os produtores Henry Winkler e John Rich, oriundos da comédia, ajudaram na construção do tom leve e irônico, simbolizado pelas narrações espirituosas, entrando em conflito no piloto com o diretor Jerry Freedman, que enxergava mais potencial dramático.
Havia nestas aventuras iniciais uma preocupação de manter as invencionices no terreno do possível, apesar de altamente improvável, a produção contava até com consultores científicos.
O diferencial do herói se recusar a utilizar armas de fogo (com exceção de uma breve cena no piloto), numa era dominada por brucutus como Rambo, Braddock e suas várias imitações, transformava ele em potencial modelo de formação de caráter da garotada, afinal, todo nerd podia se identificar com alguém que utilizava a inteligência para se safar das ciladas da vida.
Cotação:
Abertura da série com o tema musical composto por Randy Edelman:
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
O cinema já presenteou o público com muitos filmes magníficos no tema, um dos mais…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
View Comments
Muito bom, Octavio! Fui moldado ironicamente por Angus McGyver e Marion Cobretti...uma dualidade minimamente estranha, se for analisada com precisão! rs. Mas o que importa é que o personagem se tornou um ícone de uma Era mais liberta; onde a criatividade, a engenhosidade e o espirito desbravador fazia parte de qualquer infância sadia
Eu sempre vou ver este filme maravilhoso obrigada por me lembrar sempre desse maravilhoso atores