No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Caminho Amargo (La Viaccia – 1961)
Amerigo (Jean-Paul Belmondo), um jovem de uma rica família rural italiana, está acostumado com a vida no campo, mas fica fascinado com a vida urbana quando se aventura na cidade. Apaixonado por uma linda cortesã, Bianca (Claudia Cardinale), ele logo queima seu dinheiro tentando acompanhar seus gostos caros. Determinado a não perdê-la, ele recorre a medidas extremas para ficar com a jovem, o que o afasta de seus parentes.
Eu considero “Caminho Amargo” o melhor trabalho dentre aqueles que Bolognini realizou com a belíssima Claudia Cardinale, um conto primoroso sobre os perigos do amor possessivo. Há na obra um elemento recorrente na filmografia do diretor, a marxista visão simplista do capitalismo como o mal supremo, mas ele é inserido na trama com fluidez, sem pesar a mão, não prejudica a experiência.
O protagonista se mostra incomodado com a guerra de interesses desencadeada no seio familiar, por conseguinte, enxerga com fascínio a rotina libertária da cortesã, o futuro incerto se torna para ele o sonho escapista mais atrativo, o vislumbre da decadência passa a brilhar como ouro. Vale destacar a sequência em que a jovem revela a ele como se iniciou nesta função, bela atuação de Cardinale, agregando camadas importantes na compreensão das motivações da personagem que, até este momento, parecia ser banal.
A visão de Bolognini nunca é esperançosa, o desfecho é sombrio, as atitudes são repulsivas, mas a fotografia elegante de Leonida Barboni garante a imersão emocional do público.
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…