Na intenção de facilitar o garimpo cultural do público do “Devo Tudo ao Cinema”, decidi agrupar em uma postagem especial todos os meus textos sobre a carreira do artista. Quando algum texto novo for postado, ele será automaticamente incluído aqui.
O primeiro homenageado é o saudoso Kirk Douglas, nascido Issur Danielovitch Demsky, um dos símbolos máximos de respeitabilidade na indústria.

- SEDE DE VIVER (Lust for Life – 1956)
Cinebiografia do pintor Vincent Van Gogh (Kirk Douglas) com base em sua correspondência com o irmão, seu incentivador moral e financeiro. Mostra o artista torturado pela própria genialidade e obsessão pela pintura, em uma vida cheia de relacionamentos problemáticos.
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- OS ÚLTIMOS DURÕES (Tough Guys – 1986)
Dois criminosos lendários, Harry Doyle (Burt Lancaster) e Archie Long (Kirk Douglas), são libertados da prisão após 30 anos, mas já são idosos e precisam se adaptar à nova realidade.
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- A UM PASSO DA MORTE (The Indian Fighter – 1955)
Johnny Hawks (Kirk Douglas) é um patrulheiro mestiço incumbido de guiar comboio de criadores de gado por território indígena. Seus esforços são minados por homens brancos que exploram os nativos. Durante a liderança dessa caravana, Hawks só consegue pensar em seu amor por Onahti (Elsa Martinelli). Quando ele resolve desviar seu caminho para vê-la, acaba colocando toda a tribo e a caravana em grande perigo.
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- SUA ÚLTIMA FAÇANHA (Lonely Are The Brave – 1962)
O caubói Jack Burns (Kirk Douglas) fica sabendo que seu amigo Paul Bondi foi preso por transportar imigrantes ilegais. Na tentativa de ajudar o amigo, Burns deliberadamente deixa-se prender para estar mais próximo de seu amigo. Frustrado por Bondi não querer acompanhá-lo na estrada, Burns, então, escapa da prisão, tornando-se um fugitivo. É quando o xerife Johnson (Walter Matthau) encontra sua trilha e passa a persegui-lo.
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- GLÓRIA FEITA DE SANGUE (Paths of Glory – 1957)
Quando soldados franceses nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial recusam-se a continuar um ataque aparentemente impossível de se vencer, seus superiores resolvem levá-los à corte marcial, onde poderão ser julgados.
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- ASSIM ESTAVA ESCRITO (The Bad and The Beautiful – 1952)
Inescrupuloso produtor do filme Jonathan Shields (Kirk Douglas) é uma criança de Hollywood, que impiedosamente labuta seu caminho até o topo do sistema de estúdio, descartando a estrela de cinema Georgia (Lana Turner), diretor Fred Amiel (Barry Sullivan) e escritor James Lee Bartlow (Dick Powell) ao longo do caminho. Embora Shields os manipule e deixa cada um em desespero, eles encontram o sucesso em Hollywood, graças em parte a Shields.
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- ÊXITO FUGAZ (Young Man With a Horn – 1950)
Rick Martin (Kirk Douglas) era um jovem sem rumo na vida que, ao descobrir seu talento para a música, é apoiado pelo ícone Art Hazzard (Juano Hernandez), um velho mestre do trompete que decide ser seu mentor. Rick se mostra um excelente trompetista, mas logo fica entediado por trabalhar sempre em orquestras onde não pode mostrar seu grande talento. Ajudado por amigos e pela bela cantora Jo Jordan (Doris Day), Rick logo consegue vencer no mundo da música e se torna uma verdadeira estrela. No entanto, a relação com sua perturbada esposa Amy (Lauren Bacall) se deteriora, e ele logo descobrirá que na vida nem tudo se resume ao sucesso.
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- O MALABARISTA (The Juggler – 1953)
O roteiro conta a história de Hans Muller (Kirk Douglas), um judeu alemão, que sobreviveu ao regime nazista, que chega a Israel com traumas profundos, fugindo da polícia após um ataque. Ele encontra refúgio com um grupo de crianças, ensinando-lhes malabarismo e formando um laço com o jovem Yehoshua, até que um romance surge com Ya’El, uma mulher local, enquanto um detetive tenta convencê-lo de que ele não é procurado por um crime, mas sim que querem ajudá-lo a se reintegrar.
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- A MONTANHA DOS SETE ABUTRES (Ace in The Hole – 1951)
Com falhas que ultrapassam seu talento, o repórter Chuck Tatum (Kirk Douglas) tem viajado o país pulando de emprego para emprego. Quando chega no Novo México, Tatum começa a trabalhar em jornal local, mas acha que não há muito o que fazer em termos de notícias. No entanto, quando Tatum fica sabendo de um caçador de tesouros (Richard Benedict) preso em uma mina, ele transforma a história em uma sensação na mídia. Logo Tatum começa a usar táticas inescrupulosas para tirar proveito da situação.
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